Foto: Jerusia Arruda
O Programa Forças no Esporte (PROFESP) retomam suas atividades nas escolas municipais, neste mês de maio. O projeto é desenvolvido pelo 55º Batalhão de Infantaria Dionísio Cerqueira em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e atende estudantes em situação de vulnerabilidade.
Nesta edição, o programa já conta com 90 estudantes das escolas municipais Jair de Oliveira e Rotary São Luiz, ambas da região do Grande Santos Reis/Cidade Industrial, e que participam de aulas de Judô, Educação Física e Música, e ainda Letramento (Matemática e Português) e de instruções tipicamente militares.
O comandante do 55º BI, coronel Henrique de Queiroz, explicou sobre a origem do Profesp, desenvolvido em Montes Claros desde 2014.
“Aqui temos uma particularidade, pois é o único município do país onde, além do contato com a rotina do Exército e participação nas atividades esportivas, também temos o letramento, servindo como reforço escolar. Da mesma forma é o projeto João do Pulo, que tradicionalmente trabalha com crianças com deficiências físicas, mas que em Montes Claros é dedicado a crianças do espectro autista”, destacou.
Segundo a secretária Rejane Veloso Rodrigues, através da Secretaria Municipal de Educação é proporcionada toda a infraestrutura necessária para viabilizar os projetos em Montes Claros.
“O Município oferece transporte, alimentação e material escolar, além de profissionais para garantir o apoio pedagógico, tornando as atividades uma extensão do aprendizado nas escolas, sempre no contraturno escolar. A iniciativa é importante porque contribui para o desenvolvimento dos alunos em todos os aspectos, ao mesmo tempo em que reforça o aprendizado dos conteúdos curriculares”, destaca.
O
projeto João do Pulo também será retomado nos próximos dias e visa integrar
crianças do espectro autista com a prática de atividades esportivas e físicas
saudáveis e socialmente inclusivas. Todas as atividades são realizadas no
contraturno escolar, nos espaços do 55º Batalhão de Infantaria Dionísio
Cerqueira.
