“A EJA não é importante apenas pelo fato de concluir os seus estudos em um tempo menor, é uma oportunidade de adquirir a sua dignidade, onde novas portas se abrem e você passa a ver que existe uma luz no fim do túnel (...)”, afirma o pintor imobiliário Antônio Carlos da Silva
Foto: Jerusia Arruda
JOYCE ALMEIDA*
A Prefeitura de Montes Claros iniciou as inscrições para o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), para o ano letivo de 2024. As pessoas interessadas podem se matricular diretamente em uma escola municipal mais próxima que ofereça a modalidade, sendo exigido apenas que tenha a idade mínima de 15 anos completos. Para se inscrever é necessário apresentar a carteira de identidade e realizar o preenchimento de um formulário de inscrição com as informações pessoais.
No município, dez escolas municipais oferecem o programa e as aulas ocorrem no período noturno, de segunda a sexta-feira, sendo 100 vagas disponíveis para cada instituição de ensino.
Antônio Carlos da Silva, de 54 anos, se formou recentemente através da EJA e afirma que sua experiência foi muito positiva.
“Foi uma das melhores experiências que já obtive, pois conheci pessoas novas com sonhos diferentes; pessoas que pararam de estudar há muito tempo como eu e resolveram se dar essa oportunidade de voltar a estudar. Os professores são maravilhosos. Faz pouco tempo que me formei no ensino médio e já estou com uma saudade danada do pessoal”, conta.
Antônio é pintor imobiliário e relata que teve que se afastar das suas atividades por questões de saúde, sendo neste momento que optou por voltar a estudar.
“Escolhi fazer a EJA porque minha idade já estava bem avançada em relação a dos outros colegas e também pela oportunidade de concluir os estudos em um menor tempo. Me dando maiores chances de fazer mais cursos profissionalizantes. Mas a EJA não é importante apenas pelo fato de concluir os seus estudos em um tempo menor, é uma oportunidade de adquirir a sua dignidade, onde novas portas se abrem e você passa a ver que existe uma luz no fim do túnel, que antes não se pensava nem que existia”, afirma o pintor.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros, a EJA é uma ação estratégica e prioritária da política educacional do município.
“A EJA tem como objetivo proporcionar o acesso à educação para aqueles que não tiveram a oportunidade de concluir as etapas da educação básica na idade apropriada e possibilita a qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho e uma melhor compreensão da condição enquanto cidadão”, explica a secretária Rejane Veloso que convida e incentiva a participação no programa: “gostaríamos de convidar a todos aqueles que não conseguiram concluir o Ensino Fundamental ou não tiveram a oportunidade de estudar, que aproveitem a oportunidade, se inscrevam e venham estudar em uma das nossas escolas”.
Os catadores de materiais recicláveis associados ao projeto Recicla aos Montes também poderão participar da Educação para Jovens e Adultos através de um curso especial oferecido na Escola Municipal Jair de Oliveira, bairro Jardim Eldorado.
Novidade
A partir deste ano, o programa será implementado no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). Para as turmas especiais do Centro Pop e do projeto Recicla aos Montes, além dos aspectos pedagógicos e de conhecimento dos componentes curriculares, com foco na alfabetização e nos aspectos sociais, os estudantes também participarão de aula de Inclusão Digital, sendo acompanhados por assistentes sociais e psicólogos.
- Saiba mais informações e orientações através da Secretaria Municipal de Educação: (38) 2211-3498 | (38) 2211-3499.
- Escolas municipais oferecem o programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA):
1. Escola Municipal Dominguinhos Pereira - CAIC Maracanã
Avenida Queluz, S/Nº - Maracanã
Telefone: (38) 2211-8340
2. Escola Municipal Jair de Oliveira
Rua Celestino Ferreira, nº 326 - Jardim Eldorado
Telefone: (38) 2211-8474
3. Escola Municipal Jason Caetano II
Avenida Lauro Dias de Sá, nº 369 - Santo Antônio I
Telefone: (38) 2211-8478
4. Escola Municipal João Valle Maurício
Avenida Perimetral, nº 2300 - Vilage do Lago I
Telefone: (38) 2211-8492
5. Escola Municipal Joaquim José de Azevedo - CAIC Renascença
Rua Peniel, nº 314 - Raul José Pereira
Telefone: (38) 2211-8308
6. Escola Municipal Laudelina Fonseca
Rua H, 67 - Jardim Alegre (Facela)
Telefone: (38) 2211-4559
7. Escola Municipal Mestra Fininha
Rua D, nº 350 - Conjunto Ciro dos Anjos
Telefone: (38)2211-8422
8. Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Pinheiro
Rua Portugal, nº 141 – Independência
Telefone: (38) 2211-8348
9. Escola Municipal Professora Hilda Carvalho Mendes
Rua Argentina, n° 395, bairro Dr. João Alves
Telefone: 38 2211-8330
10. Escola Municipal Zizinha Ribeiro (Santo Amaro).
Rua Argentina, n° 395, bairro Dr. João Alves
Telefone: 38 2211-8330
11. Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua - Centro Pop
Avenida Viriato Ribeiro de Aquino, nº 90, bairro Canelas II
–
*Sob supervisão de Vinícios Santos
