Nesta segunda-feira (23), é comemorado o centenário de nascimento de Mário Ribeiro da Silveira, ex-prefeito de Montes Claros e um dos grandes benfeitores do ensino superior público do Norte de Minas. Ele faleceu em 7 de novembro de 1999, aos 75 anos. Ele foi um dos fundadores do curso de Medicina da Unimontes e criou o programa de bolsas rotativas que inspirou o crédito educativo, atual FIES.
Marcando a comemoração dos 100 anos do seu nascimento, foi editado o livro "Marão – Mário Ribeiro da Silveira – Um visionário progressista do Norte de Minas". A obra tem como organizador o antropólogo e pesquisador João Batista de Almeida Costa, professor aposentado da Universidade Estadual de Montes Claros.
O livro traz a biografia e passagens da vida política, acadêmica e social de Mário Ribeiro. A obra reúne artigos de familiares, amigos e pessoas que trabalharam com o ex-prefeito, contando também com artigos de autores que conheceram sua vida de perto.
Mário Ribeiro foi um dos fundadores e primeiro diretor da Faculdade de Medicina do Norte de Minas (Famed), unidade da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), atual Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
O ex-prefeito e um dos
pioneiros do ensino superior do Norte de Minas foi homenageado pela
Universidade com a denominação do auditório do prédio 6 do campus do Centro de
Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), ao qual está vinculado o curso de
Medicina. O educador e ex-prefeito foi homenageado pela comunidade, dando nome
ainda ao Aeroporto de Montes Claros e ao Shopping Popular da cidade. O
campus-sede da Unimontes tem o nome de Darcy Ribeiro.
