Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Sicoob Credinor inaugura Centro Cooperativo Heli Penido em Montes Claros

Cerca de 700 pessoas participaram do evento que celebrou um novo marco para a Credinor

Nessa quinta-feira (18), em noite solene, o Sicoob Credinor inaugurou o Centro Cooperativo Heli Penido, o qual reúne a Agência Matriz, o Centro Administrativo e a Fundação Credinor em um espaço unificado. O Centro Cooperativo representa um marco na história do cooperativismo de crédito, honrando o legado e a visão de Heli Penido, um dos grandes pioneiros do setor.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do diretor-presidente nacional do Banco Sicoob, Marco Aurélio Almada; dos Presidentes do Conselho de Administração do Sicoob Central Crediminas, João Batista Bartoli de Noronha; do Sicoob Central Bahia, Ivo Azevedo de Brito, e do Sicoob Central Espírito Santo, Bento Venturim, além de lideranças governamentais, cooperativistas e entidades de classe ligadas à indústria, comércio e agronegócio; cooperados e imprensa.

Para a criação do Centro Cooperativo, a agência matriz passou por uma reforma completa a fim de oferecer um ambiente mais moderno, tecnológico e inclusivo aos associados. Valorizando espaços de convivência e interação, foi realizada uma modernização abrangente das áreas de gerenciamento e atendimento.

Para o presidente, Dario Colares de Araújo, essa inauguração é motivo de grande alegria, especialmente por homenagear o Dr. Heli Penido.

É uma alegria, para nós, estarmos inaugurando, pois essa agência é a nossa matriz, a agência mais importante. E agora inaugurá-la com o nome do Doutor Heli, que é o nosso patrono, nos deixa muito felizes e satisfeitos, porque gravamos definitivamente o nome dele na história da cooperativa. Ele foi o nosso fundador, quem dirigiu a cooperativa por 25 anos, então, fico muito feliz em estar podendo inaugurar o Centro Cooperativo, juntamente com o Centro Administrativo - que fica ao lado da agência - e a Fundação Credinor, que são três instituições, no mesmo prédio. Então fico muito feliz e acho que é de grande importância para o Sicoob Credinor”.

O presidente ainda destacou a importância do cooperativismo de crédito no Brasil, assim como em Montes Claros.

O cooperativismo de crédito vem crescendo a passos largos no Brasil e aqui em Montes Claros não é diferente. Temos diversas agências do Sicoob aqui na cidade e o cooperativismo de crédito é uma filosofia. Então ser cooperativa de crédito, é ser uma instituição financeira não bancária e tem propósitos diferentes, o apelo é humano e naturalmente não temos como foco o lucro, temos o foco na inclusão social, na inclusão financeira e na melhoria de qualidade das pessoas. Então quando a população tiver a dimensão do que significa uma instituição financeira cooperativa para o desenvolvimento da região, o impulso é imediato”.

O diretor-presidente do Banco Sicoob, Marco Aurélio Almada, também enalteceu a importância de Heli Penido.

“O senhor Heli é o nosso fundador. É a pessoa que articulou o conjunto de cooperativas espalhados nos 26 estados e no Distrito Federal para dar origem ao Sicoob. Ele organizou o movimento e criou junto com outros líderes, em 1996. É muito especial porque [essa homenagem] é o reconhecimento da liderança dele. A Credinor é uma cooperativa que ele ajudou a fundar - foi o segundo presidente”, finalizou.

O homenageado falou sobre aprendizado e gratidão, durante seu discurso.

Dizer que esta homenagem representa uma grande satisfação para mim ainda é pouco. O meu sentimento é de gratidão, pois a Credinor significou muito na minha vida. Foi um momento em que pude aplicar os conhecimentos aprendidos na minha jornada no sistema bancário, e em uma instituição com propósitos bem mais valiosos do que aqueles dos bancos tradicionais”, destacou Heli Penido.

A fachada da agência matriz exibe a obra "Heli Penido: O Semeador do Cooperativismo", do artista montes-clarense Márcio Leite. Uma obra que homenageia a essência do cooperativismo, incorporando elementos regionais que destacam a cultura e as tradições de Montes Claros, o empreendedorismo e o meio rural. Em uma exposição permanente, há também obras de Felicidade Patrocínio, Jacqueline Pimenta e outros importantes artistas regionais.




veja também




Topo