Cerca
de 700 pessoas participaram do evento que celebrou um novo marco para a
Credinor
Nessa quinta-feira (18), em noite solene, o Sicoob Credinor inaugurou o Centro Cooperativo Heli Penido, o qual reúne a Agência Matriz, o Centro Administrativo e a Fundação Credinor em um espaço unificado. O Centro Cooperativo representa um marco na história do cooperativismo de crédito, honrando o legado e a visão de Heli Penido, um dos grandes pioneiros do setor.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do diretor-presidente nacional do Banco Sicoob, Marco Aurélio Almada; dos Presidentes do Conselho de Administração do Sicoob Central Crediminas, João Batista Bartoli de Noronha; do Sicoob Central Bahia, Ivo Azevedo de Brito, e do Sicoob Central Espírito Santo, Bento Venturim, além de lideranças governamentais, cooperativistas e entidades de classe ligadas à indústria, comércio e agronegócio; cooperados e imprensa.
Para a criação do Centro Cooperativo, a agência matriz passou por uma reforma completa a fim de oferecer um ambiente mais moderno, tecnológico e inclusivo aos associados. Valorizando espaços de convivência e interação, foi realizada uma modernização abrangente das áreas de gerenciamento e atendimento.
Para o presidente, Dario Colares de Araújo, essa inauguração é motivo de grande alegria, especialmente por homenagear o Dr. Heli Penido.
“É uma alegria, para nós, estarmos inaugurando, pois essa agência é a nossa matriz, a agência mais importante. E agora inaugurá-la com o nome do Doutor Heli, que é o nosso patrono, nos deixa muito felizes e satisfeitos, porque gravamos definitivamente o nome dele na história da cooperativa. Ele foi o nosso fundador, quem dirigiu a cooperativa por 25 anos, então, fico muito feliz em estar podendo inaugurar o Centro Cooperativo, juntamente com o Centro Administrativo - que fica ao lado da agência - e a Fundação Credinor, que são três instituições, no mesmo prédio. Então fico muito feliz e acho que é de grande importância para o Sicoob Credinor”.
O presidente ainda destacou a importância do cooperativismo de crédito no Brasil, assim como em Montes Claros.
“O cooperativismo de crédito vem crescendo a passos largos no Brasil e aqui em Montes Claros não é diferente. Temos diversas agências do Sicoob aqui na cidade e o cooperativismo de crédito é uma filosofia. Então ser cooperativa de crédito, é ser uma instituição financeira não bancária e tem propósitos diferentes, o apelo é humano e naturalmente não temos como foco o lucro, temos o foco na inclusão social, na inclusão financeira e na melhoria de qualidade das pessoas. Então quando a população tiver a dimensão do que significa uma instituição financeira cooperativa para o desenvolvimento da região, o impulso é imediato”.
O diretor-presidente do Banco Sicoob, Marco Aurélio Almada, também enalteceu a importância de Heli Penido.
“O senhor Heli é o nosso fundador. É a pessoa que articulou o conjunto de cooperativas espalhados nos 26 estados e no Distrito Federal para dar origem ao Sicoob. Ele organizou o movimento e criou junto com outros líderes, em 1996. É muito especial porque [essa homenagem] é o reconhecimento da liderança dele. A Credinor é uma cooperativa que ele ajudou a fundar - foi o segundo presidente”, finalizou.
O homenageado falou sobre aprendizado e gratidão, durante seu discurso.
“Dizer que esta homenagem representa uma grande satisfação para mim ainda é pouco. O meu sentimento é de gratidão, pois a Credinor significou muito na minha vida. Foi um momento em que pude aplicar os conhecimentos aprendidos na minha jornada no sistema bancário, e em uma instituição com propósitos bem mais valiosos do que aqueles dos bancos tradicionais”, destacou Heli Penido.
A fachada da agência matriz exibe a obra "Heli Penido: O Semeador do Cooperativismo", do artista montes-clarense Márcio Leite. Uma obra que homenageia a essência do cooperativismo, incorporando elementos regionais que destacam a cultura e as tradições de Montes Claros, o empreendedorismo e o meio rural. Em uma exposição permanente, há também obras de Felicidade Patrocínio, Jacqueline Pimenta e outros importantes artistas regionais.
