Foto:
Alex Sezko/Cerimonial Unimontes
Nessa segunda-feira (4), foi realizada a abertura oficial das residências médicas e multiprofissionais do Hospital Universitário Clemente de Faria (HU – Unimontes), ofertadas em Montes Claros, Buritizeiro, Janaúba, Lassance, Pirapora e Taiobeiras. O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago presidiu a cerimônia que ocorreu na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria. O evento também foi acompanhado pelos profissionais das cidades atendidas com as residências médicas e multiprofissionais em uma transmissão online.
Foram iniciadas as atividades de 10 programas de residência médica, contendo 59 residentes, distribuídos em Anestesiologia (1 residente), Cirurgia Geral (5), Clínica Médica (5) Geriatria (2), Ginecologia e (4) Ortopedia e Traumatologia (2), Otorrinolaringologia (1), Pediatria (5) e Psiquiatria (2). A residência em Medicina de Família e Comunidade, oferecida nos polos Montes Claros, Janaúba, Januária, Coração de Jesus, Salinas, Pirapora e Taiobeiras, possui 32 residentes.
Durante a solenidade, o reitor destacou a importância da instituição na formação continuada também para os profissionais de saúde, fundamentais para dar suporte, principalmente, ao Sistema Único de Saúde (SUS), e enfatizou que a Universidade contribui diretamente para a melhoria da qualidade do atendimento à população norte-mineira, além de fortalecer a sua atuação na pós-graduação.
A secretária municipal de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta participou da cerimônia e ressaltou que a ação fundamental da universidade na formação continuada, contribui sobremaneira para a qualificação de profissionais e fortalece a prestação de serviços na área da educação e da saúde.
A
abertura contou também com a presença de diversas autoridades, entre elas, o
pró-reitor de Pós-Graduação, Professor Marlon Cristian Toledo Pereira; o
diretor de Desenvolvimento Acadêmico do Hospital Universitário Clemente de
Faria, Professor Henrique Barbosa Andrade; o coordenador da Pós-Graduação Lato
Sensu da Unimontes, Professor Cristiano Leonardo de Oliveira Dias; o
coordenador das Residências Médicas, Professor Divino Urias; e a coordenadora
da Comissão de Residência Multiprofissional, Professora Andra Aparecida da
Silva Dionízio, além dos coordenadores e preceptores das residências e dos
próprios residentes.
